Quais as regras para se aposentar no INSS em 2023.

Quais as regras para se aposentar no INSS em 2023?

Após a Reforma da Previdência, ficou mais difícil definir uma estratégia em relação a aposentadoria. Levando-se em consideração que o segurado do INSS pode ter direito adquirido a alguma regra anterior à reforma. São 12 regras de aposentadoria. Com isso, fica a dúvida sobre quais são as regras para se aposentar no INSS em 2023?

São elas:

 

Aposentadorias anteriores à reforma:

  1. Aposentadoria por idade
  2. Aposentadoria por tempo de contribuição por pontos
  3. Aposentadoria por tempo de contribuição
  4. Aposentadoria especial
 

Aposentadorias após a reforma

  1. Aposentadoria por idade e tempo de contribuição
  2. Aposentadoria especial
 

Regras de transição da aposentadoria por tempo de contribuição

  1. Aposentadoria por tempo de contribuição por pontos
  2. Aposentadoria por tempo de contribuição da idade mínima progressiva
  3. Aposentadoria por tempo de contribuição do pedágio de 50%
  4. Aposentadoria por tempo de contribuição do pedágio de 100%
  5. Aposentadoria especial
  6. Aposentadoria por idade
 

Assim, temos quatro regras de aposentadoria anteriores à reforma, para as quais os segurados do INSS podem ter direito caso comprovem o preenchimento dos requisitos até 13/11/2019.

Temos as duas novas regras de aposentadoria criadas pela reforma.

E, por fim, temos seis regras de transição para a aposentadoria por tempo de contribuição. Essas regras foram criadas para os segurados que estavam vinculados ao inss, ou seja, que estavam contribuindo antes da reforma

Com a mudança nas regras em razão da reforma, foram criadas regras de transição para atenuar as mudanças para este tipo de segurado.

São muitas regras para se aposentar no INSS em 2023.

 

Quais regras para se aposentar no INSS em 2023 são mais vantajosas

Cada regra de aposentadoria tem os seus detalhes em relação ao cálculo e quanto aos seus requisitos para cada uma das regras para se aposentar no INSS em 2023.

Existem modalidades de aposentadoria que impõe uma idade mínima; outras não impõem esse critério. Existem algumas em que o segurado recebe 100% da sua média contributiva; em outros casos, o valor é proporcional.

Tudo depende da vida contributiva do segurado ao INSS e do seu histórico de trabalho.

Há segurados que trabalharam expostos a situações que colocaram em risco a sua saúde ou integridade física, como médicos, caminhoneiros, mecânicos, frentistas e vigilantes.

Existem também aqueles que trabalharam a roça, não contribuíram para o inss, mas têm direito a ver reconhecido esse período para fins de aposentadoria.

Existem casos em que o segurado exerceu atividade de trabalho, mas não contribuiu para o inss.

Em situações como essas, comprovada a atividade de trabalho, o segurado pode pedir para o inss para pagar essas contribuições que não foram feitas, com o objetivo de se aposentar mais cedo.

Neste caso, outra dúvida surge: vale a pena fazer esse tipo de pagamento ao inss?

Esses “detalhes” influenciam de uma forma muito importante para se definir quais as regras para se aposentar no INSS em 2023 são mais vantajosas para o seu caso.

 

A aposentadoria tem que ser pensada como um investimento

Aposentadoria nada mais é do que o retorno de um investimento. O segurado do INSS, ao longo de uma vida de trabalho, investe, ainda que obrigatoriamente, um valor, mensalmente, para a Previdência Social.

Preenchidos os requisitos necessários, o segurado pode pedir a aposentadoria para o INSS e ter o retorno desse investimento.

Portanto diante da dúvida sobre “quais as regras para se aposentar no INSS em 2023?”, a análise para a concessão da melhor aposentadoria possível deve ser neste sentido: buscar o melhor retorno tendo em vista esse investimento de anos e anos de trabalho.

Para se conseguir fazer isso, é necessário fazer um estudo. Ou seja, estudar a vida de trabalho e de contribuições do segurado. Simular as suas possibilidades em relação a cada uma das aposentadorias. E concluir sobre qual é a forma mais vantajosa de se aposentar e como chegar neste resultado.

 

A importância do planejamento de aposentadoria para ter o melhor retorno desse investimento

Como planejar a aposentadoria, aposentadoria planejada, plano de aposentadoria, inss, melhor aposentadoria
Planejar a aposentadoria é o melhor caminho

Não há uma resposta genérica que possa ser apresentada para todos os segurados.

É preciso avaliar caso a caso e verificar o que é mais vantajoso para aquela pessoa especificamente. Porque cada pessoa tem uma história de vida diferente da outra e cada detalhe conta para isso.

Aposentadoria é matemática.

Um dia de tempo de contribuição e um ano de idade podem fazer a diferença para a concessão de uma aposentadoria.

Em alguns casos, uma determinada atividade de trabalho, no cargo de telefonista, por exemplo. Esse pode ser o caminho para adiantar a aposentadoria em vários anos.

Para saber qual a regra mais vantajosa para a aposentadoria e como chegar nesse resultado, não há outro caminho. É necessário um estudo de planejamento previdenciário.

 

Se você quer saber quando e com quanto vai se aposentar para ter o retorno merecido após anos e anos de investimento financeiro e trabalho, é fundamental fazer um estudo de planejamento previdenciário.

Para saber como fazer isso, clique AQUI para tirar todas as suas dúvidas.

Quais as regras para se aposentar no INSS em 2023.

Quais as regras para se aposentar no INSS em 2023?

Após a reforma da previdência existem 12 regras de aposentadoria no INSS. Qual é a melhor e qual a mais vantajosa para o seu caso não é uma resposta fácil. Como cada segurado do INSS tem uma história própria, é fundamental analisar cada caso para se chegar na melhor estratégia.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *