Agências do INSS fechadas? O MEU INSS pode ser uma solução

Diante da pandemia do novo coronavírus, muitos serviços tiveram seus expedientes reduzidos ou restringidos. Muitos desses serviços são serviços públicos. Um serviço essencial que está nessas condições é o atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Caso você esteja com problemas junto ao INSS e queira fazer uma análise do seu caso, acesse AQUI, onde explicamos como podemos lhe ajudar.

Antes da pandemia ser declarada, o INSS já estava fazendo a migração dos seus serviços para uma plataforma digital chamada “MEU INSS”, que pode ser acessada via navegador e por aplicativo para celular.

No MEU INSS o segurado pode:

  • Agendar perícias;
  • Requerer aposentadorias;
  • Solicitar cópia de processos administrativos;
  • Solicitar atualizações cadastrais;
  • Requerer pensão por morte;
  • Requerer benefício assistencial;
  • Requerer uma revisão de um benefício;
  • Recorrer de uma decisão do INSS.

Esses são apenas alguns exemplos. A plataforma permite outros serviços também. Além de poder acompanhar os requerimentos que já foram efetuados.

Aposentadoria ou beneficiários podem acessar a plataforma para emitir seus demonstrativos de pagamento dos seus benefícios. E assim, acompanhar mensalmente o valor pago pelo INSS.

Pelo MEU INSS, os segurados podem simular o seu tempo de contribuição e ver quanto tempo falta para a aposentadoria. Mas a análise dessas informações, apresentadas pelo INSS no simulador, devem ser avaliadas com cautela, conforme explicamos AQUI.

Caso você queira saber exatamente quanto tempo falta para se aposentar, clique AQUI que podemos lhe ajudar.

É possível também emitir a carta de concessão do seu benefício, meio pelo qual se pode avaliar a possibilidade de um revisão; e também pode emitir o extrato para imposto de renda, comprovando os rendimentos recebíveis para a declaração anual.

Neste momento, com as agências do INSS fechadas para atendimento, o MEU INSS se torna uma ferramenta fundamental para que os segurados possam solicitar seus benefícios. Como não é possível fazer uma perícia médica, por exemplo, que é presencial, foi disponibilizado um adiantamento do valor do benefício, no valor de um salário-mínimo, que será pago mensalmente, e que é concedido apenas com a avaliação do atestado médico.

Sobre solicitar um benefício por incapacidade, sem perícia, apenas com atestado médico, fizemos um texto bem claro AQUI.

O MEU INSS é, oficialmente, a forma de se acessar os serviços do INSS neste momento em que vivemos uma pandemia. Para acessar, o segurado pode fazer isso pelo site, clicando AQUI e pelo aplicativo “MEU INSS” para smartphones (Google Play e App Store).

Se você nunca acessou a plataforma, sugerimos que você faça isso agora e tente acessar. Se conseguiu, comente abaixo a sua experiência e dificuldades para acessar o MEU INSS. Se não conseguiu acessar e precisa de ajuda, acesse AQUI e fale conosco. Se é urgente, clique no botão verde, no canto inferior direito da sua tela, para falar com a gente pelo WhatsApp.

Autor: Pedro Nicolazzi OAB/SC 38.817
Advogado especialista em direito previdenciário

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