Sinais de que você precisa acessar o MEU INSS

O INSS criou o site meu.inss.gov.br – “MEU INSS” antes mesmo da pandemia, para facilitar os atendimentos aos segurados. A ideia foi diminuir o atendimento presencial, tornando tudo mais rápido, ágil, prático, sem a necessidade de o segurado se deslocar de casa.

O MEU INSS tornou-se fundamental na pandemia. Agora, com as agências do INSS fechadas, os canais de comunicação com o INSS são dois: o canal telefônico 135 e o portal MEU INSS (meu.inss.gov.br).

Como o canal telefônico está congestionado (em alguns casos, leva-se mais de uma hora para falar com alguém), o MEU INSS (meu.inss.gov.br), ganha uma relevância pela praticidade e facilidade na solução de diversos problemas.

Neste texto vamos apresentar alguns sinais de que você precisa acessar o MEU INSS e ter vantagem com isso.

NÃO SEI COMO MINHA APOSENTADORIA ESTÁ SENDO PAGA

Hoje, os segurados do INSS não recebem o demonstrativo de pagamento em casa. Há muito que isso é feito pela internet. Inclusive, antes mesmo do MEU INSS (meu.inss.gov.br).

Se este é o seu caso, é importantíssimo que queira buscar acesso ao MEU INSS. Isso porque, pode ser que você tenha descontos indevidos em sua aposentadoria e não saiba.

Um exemplo disso são as fraudes de empréstimos consignados, cada vez mais comuns.

Como funciona: cria-se um empréstimo na conta do aposentado e começa-se a descontar as parcelas de amortização no seu valor mensal. Como o desconto, em muitos casos, é pequeno, o segurado acaba não percebendo.

Com acesso ao MEU INSS, você pode emitir o extrato de pagamento do seu benefício desde 07/1994. Assim, você pode imprimir o documento e analisar mês a mês e saber quais descontos estão sendo feitos no seu benefício de aposentadoria.

Além disso, é possível solicitar o extrato de empréstimos consignados. Lá, você consegue saber quais contratos estão ativos e com descontos no seu benefício. Consegue saber qual é o valor da parcela e até quando terá o desconto.

É pelo portal do MEU INSS que o segurado também consegue emitir o extrato de rendimentos anuais para a declaração de imposto de renda.

ACHO QUE O VALOR DA MINHA APOSENTADORIA NÃO ESTÁ CORRETO

Em muitos casos, os segurados do INSS têm direito de revisar o valor de suas aposentadorias. Não são todas as pessoas que têm direito.

Não é algo automático para quem é aposentado. Mas, em muitos casos, após uma avaliação, pode-se verificar que o segurado tem direito a uma aposentadoria com valor melhor.

Para saber se você tem direito a uma revisão na sua aposentadoria, para receber um valor mensal melhor, é preciso emitir dois documentos: a carta de concessão da aposentadoria e a cópia do processo administrativo.

No MEU INSS (meu.inss.gov.br) você consegue emitir a carta de concessão na hora. Já a cópia do processo administrativo pode ser requerida pelo MEU INSS.

Assim que o INSS encontrar e emitir a cópia do processo da aposentadoria, ela será disponibilizada no portal do MEU INSS e você poderá ter acesso à integra do seu processo de aposentadoria.

Após isso, é recomendável levar o seu processo a algum advogado(a) especialista em direito previdenciário, para avaliar se a sua aposentadoria foi concedida da forma correta e se é possível buscar a reparação desse equívoco.

Saber se tem direito a uma revisão não é tarefa fácil e podemos lhe ajudar. Basta clicar AQUI.

Essas são alguns sinais de que você precisa acessar o MEU INSS. Ele é válido para todos os trabalhadores segurados do INSS, que podem acessar a plataforma e ter acesso a diversas informações, além de poder requerer diversos serviços.

Se você tem alguma dúvida em relação a como operar dentro da plataforma do MEU INSS, entre em contato conosco pelos comentários.

Se o seu caso for urgente, clique no botão verde, no canto direito de sua tela, e fale conosco pelo WhatsApp.

Autor: Pedro Nicolazzi OAB/SC 38.817
Advogado especialista em direito previdenciário

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