Porque planejar a aposentadoria é a sua melhor escolha

O som das das ondas, das gaivotas, quando se está na praia, podem sequer ser ouvidos quando estamos sem o controle de nossas vidas. A melhor forma de combater os problemas é preveni-los. É a maneira menos onerosa e desgastante de se lidar com eles. Ser organizado, projetar a vida para o futuro e saber onde se pretende estar em curto, médio e longo prazo é fundamental.

A aposentadoria deveria ser um planejamento de longo prazo. Na prática, não é o mais comum. Muitos deixam para pensar sobre isso quando falta pouco tempo, o que limita, mas não impossibilita o planejamento.

Aposentar-se não significa parar de trabalhar. Temos que pensar nisso como mais um recurso financeiro que poderá ser recebido quando o segurado preenche os requisitos para recebê-lo. É mais uma renda que entrará no mês. Não significa parar de trabalhar, a não ser que seja esta a sua vontade.

E para saber se vai conseguir sobreviver do “salário” da aposentadoria, é necessário planejar-se antes.

Quanto mais envelhecemos, mais precisamos de recursos financeiros. E, se não bem planejada, a velhice pode vir acompanhada de uma renda escassa, principalmente diante de nossa era de evolução tecnológica e disrupção de modelos de mercado.

As regras para a concessão e cálculo dos benefícios do INSS não são simples e mudam com uma frequência excessiva. Além disso, existem alternativas legais para se requerer direitos que tenham sido revogados pela Reforma da Previdência (direito adquirido).

Podemos ver, diante desse contexto, que há um valor considerável em planejar a aposentadoria e, muito mais, quais os seus cenários para qualquer benefício oferecido pelo INSS, e que você tem direito por estar em dia com suas contribuições.

Até porque, a contribuição ao INSS é obrigatória. Não existe opção. Se você trabalha, tem que pagar a contribuição. Ou faz isso, ou está em débito com o INSS. E isso serve para autônomos, empresários, profissionais liberais etc.

Portanto, sendo uma obrigação, certamente, em algum momento de sua vida irá enfrentar as regras do direito previdenciário. E, se bem planejada, você poderá ter a tranquilidade de contar com a renda esperada, seja na velhice; no momento de uma incapacidade momentânea para o trabalho; ou para deixar a pensão para os seus dependentes. Planejar isso é ter SEGURANÇA.

Há oito anos trabalhamos com direito previdenciário. Planejar o futuro das pessoas é assegurar que terão uma vida digna e tranquila. É a marca que queremos deixar aos nossos clientes.

Se você tem interesse em planejar o seu futuro dentro da Previdência Social, entre em contato conosco e teremos o prazer em lhe ajudar.

Autor: Pedro Nicolazzi
Advogado especialista em direito previdenciário

1 comentário em “Porque planejar a aposentadoria é a sua melhor escolha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *