Por que a sua empresa precisa de uma assessoria jurídica?

Diante do cenário atual, com alterações de Governo e consideráveis mudanças em todas as áreas da economia, ocasionando a escassez de crédito e diminuição do número de negócios fechados, acaba surgindo para as empresas a imediata necessidade de renegociar contratos, interromper o que for possível de projetos, e repensar o número de funcionários, tudo em prol da contenção de despesas.


No entanto, a consequência jurídica de algumas destas medidas tomadas “no calor da hora”, sem um estudo de caso e análise de riscos, acaba possibilitando o aumento de demandas judiciais pelos ex-empregados, ações que visam indenizações por quebra de contratos, além de multas das mais variadas espécies.

Essas importantes decisões são necessárias para manter-se estável e competitivo no mercado e, ainda, prezar pela saúde jurídica da empresa. Por isso, a advocacia preventiva vem se tornando um valioso investimento, trazendo consigo grandes e positivas novidades.


A adoção desta postura jurídico-preventiva já vem sendo replicada por muitos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, que mesmo em momentos de estabilidade econômica valoriza assessoria/consultoria, como importante ferramenta para minimizar e qualificar possíveis prejuízos, apontar e controlar riscos, e, consequentemente, aumentar os ganhos de sua empresa.


O serviço da advocacia voltada para empresas visa justamente colocar o empresário numa postura proativa na abordagem das questões jurídicas. As sociedades optantes desta filosofia da prevenção utilizam-se da sua assistência jurídica na sua rotina, seja para a elaboração de um contrato para si; análise de um termo que pretenda assinar; documentação para licitações e/ou questões públicas e tributárias; orientação no trato com funcionários e, muitas vezes, até na relação direta com cliente, nos casos que exijam uma postura mais técnica.


Por fim, destaca-se que, a prevenção à desacertos jurídicos coloca a empresa numa posição de vantagem frente aos demais atuantes de seu ramo, pois se apresentará de forma mais segura, forte e competitiva, dando passos mais precisos, e executará a sua atividade com muito mais tranquilidade e com conhecimento dos caminhos que estará tomando.

Autor: Pâmela Andrade
Advogada voltada à consultoria jurídica empresarial para vários segmentos de mercado.

2 comentários em “Por que a sua empresa precisa de uma assessoria jurídica?”

  1. Pingback: Afinal, é permitido cobrar valores diferentes para pagamento no dinheiro ou no cartão? - Nicolazzi & Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *