COMO CONTRATAR ADVOGADO PELA INTERNET COM SEGURANÇA

Você já pensou em como contratar advogado pela internet com segurança? Como escolher?

Encontrar advogados pela internet é muito comum hoje em dia e facilita o processo de busca. Há vários tipos de serviços oferecidos, com preços e formatos de atendimentos diferentes.

No entanto, é importante cercar-se de alguns cuidados para não cair numa cilada.

Mas, como contratar um advogado pela internet com segurança?

Para facilitar esta busca, elaboramos 6 dicas que podem te ajudar a evitar arrependimentos:

CONSULTE O CADASTRO NACIONAL DOS ADVOGADOS

O Cadastro Nacional dos Advogados é o site que contém o registro de todos os profissionais que advogam no Brasil. Lá você consulta o Estado de atuação, número e foto do advogado. Esta consulta já mostra se o profissional é realmente um advogado, com registro ativo na OAB.

O CNA é um ambiente seguro para conferir se o profissional com quem você está lidando é o mesmo da foto que aparece no registro.

Este talvez seja o passo mais importante para contratar advogado pela internet com segurança.

PROCURE POR UM SITE PRÓPRIO, BLOG OU ALGUM ESPAÇO QUE ELE(A) PARTICIPE

Buscar um profissional que tenha um endereço próprio na internet, ou que colabore com frequência em algum blog ou coluna, também podem te ajudar a decidir melhor.

É claro que, só isso, não garante que você vá contratar advogado pela internet com segurança. Todavia, é mais uma maneira de tentar conhecê-lo melhor, antes de decidir se vai fechar negócio.

Além disso, é importante, também, ver por onde esse profissional transita na internet, e se aprofundar um pouco mais na forma como ele se posiciona juridicamente.

São pequenos passos que podem te ajudar a formar uma opinião, antes de contratar.

CONSULTE AS REDES SOCIAIS DO ADVOGADO

Redes sociais muito novas (posts muito recentes) e pouco engajamento podem ser um sinal de alerta.

Não que isso seja determinante, mas se o único contato que você vai ter com o profissional é de forma online, este é um critério relevante para contratar advogado pela internet com segurança.

Veja se ele tem constância de publicações, se tem um número mínimo de seguidores, e se as postagens dele já têm um certo tempo. Perfis que seguem muito e são pouco seguidos, postagens que não passam de 2 ou 3 meses, podem ser um indicativo de perfil falso.

GOOGLE IT. FAÇA UMA BUSCA PELO NOME DO PROFISSIONAL

O Google é aquela ferramenta de pesquisa indispensável. Veja o que falam sobre o advogado por lá.

Se tiver um espaço profissional já registrado no Google, veja as avaliações e os comentários deixados sobre ele.

Espaços democráticos que permitem a livre manifestação da opinião dos clientes são um ótimo balizador de avaliação.

PEÇA UM ENDEREÇO FIXO DO LOCAL DE TRABALHO DO ADVOGADO

Ter um endereço fixo, mesmo que você não possa visitá-lo, já é um sinal de estabilidade e dá mais indícios de credibilidade ao profissional que está sendo avaliado.

Hoje em dia, especialmente após a pandemia, há muitos profissionais que optaram por não ter mais um escritório próprio. Trabalham em home office ou escritório compartilhado.

No entanto, o profissional que tem o seu endereço profissional consolidado, que lhe permite, inclusive, fazer uma “Visita virtual”, por meio do Google Street View, ver um espaço que realmente existe, já oferece mais sinais de confiança. #ficaadica

MARQUE UMA REUNIÃO

Sempre que possível, faça uma reunião antes de fechar o negócio. Presencial ou por videoconferência, a reunião pode ser decisiva na sua escolha.

Se o advogado é da sua região, prefira o contato pessoal, para bater o martelo com tranquilidade.

Se isto não for possível, marque uma reunião online, por videoconferência, onde vocês poderão estreitar laços e definir se o serviço será fechado.

– É claro que nem mesmo estes passos garantem 100% de acerto ou de segurança na contratação do advogado, mas são meios para fazer uma busca mais assertiva!

Conta pra gente se você já contratou um advogado pela internet. Como foi que o encontrou? O serviço prestado atendeu suas expectativas? Quais critérios você utilizou para fazer uma contratação mais confiável?

Ficou com alguma dúvida? Deseja compartilhar algo com os demais leitores? Então registre um comentário aqui abaixo. Deseja uma conversa mais detalhada sobre o seu caso, então entre em contato conosco por AQUI. Se o seu caso é urgente, então clique no botão verde, no canto inferior direito da sua tela, para conversarmos pelo WhatsApp.

Autor: Pâmela S. Andrade OAB/SC 38.950

2 comentários em “COMO CONTRATAR ADVOGADO PELA INTERNET COM SEGURANÇA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *