Como melhorar sua aposentadoria

Vamos tratar neste texto sobre uma forma de você resolver um problemão: COMO MELHORAR SUA APOSENTADORIA.

É comum as aposentadorias perderem o seu poder de compra com o passar dos anos. Sempre se ouve aquela afirmação: “me aposentei com 7 salários-mínimos, mas agora recebo apenas 2”. Então, como melhorar sua aposentadoria?

Por algumas, isso acaba ocorrendo. É inevitável. Uma hora a aposentadoria não valerá a mesma coisa que valia quando foi concedida.

No entanto, existem possibilidades de se melhorar a aposentadoria. No direito previdenciário, vez ou outra surge uma tese de revisão. Isso é fruto do trabalho de advogados e outros operadores do direito, que estudam as leis e encontram interpretações que se constituem em direitos dos aposentados.

Temos uma quantidade significativa de teses de revisão para melhorar a aposentadoria. Não temos como tratar sobre todas aqui, então vamos focar em uma bem interessante e que está sendo bem comentada: a “revisão da vida toda”.

Esses nomes de teses de ações são engraçados. Na tentativa de se popularizar a ação, ela ganha um nome. De qualquer forma, a ideia dessa revisão é ampliar o período de cálculo utilizado para compor o valor das aposentadorias.

COMO FUNCIONA?

Quando você pediu a sua aposentadoria, o cálculo levou em consideração apenas os salários posteriores a julho de 1994. Os salários anteriores foram desconsiderados.


MAS POR QUE ISSO OCORREU?

Porque foi em 07/1994 que o Plano Real se efetivou e a economia se estabilizou. Daí que se presumiu serem os salários posteriores a 07/1994 mais vantajosos para os segurados. Por isso, a lei determinou que o cálculo da aposentadoria utilizasse apenas os salários posteriores a essa data.


OCORRE QUE ALGUNS APOSENTADOS PERDERAM COM ISSO.

E ESSE PODE SER O SEU CASO

Se você começar a puxar pela memória e lembrar que o seu salário “valia mais” antes de 07/1994, ou seja, que o seu padrão de vida era melhor naquele período, então é o caso de buscar mais informações sobre o cálculo da sua aposentadoria.

Se você foi bancário ou empregado público, essa é uma pista de que você possa ter direito à revisão e melhorar a aposentadoria.


COMO SABER SE TEM DIREITO

Você deve ter cuidado para pedir a revisão. Antes disso, é necessário fazer uma simulação, incluir os salários anteriores a julho/1994, para verificar se realmente vai melhorar a aposentadoria com a revisão. Caso contrário, você vai perder tempo e dinheiro.

Portanto, tem que primeiro fazer a simulação e planejar a possibilidade de pedir a revisão.


O QUE VOCÊ PRECISA PARA FAZER O CÁLCULO DA REVISÃO:

  • histórico de créditos completo do seu benefício, desde a concessão até agora;
  • carta de concessão da aposentadoria, com memória de cálculo; e
  • cópia do processo de aposentadoria.

Esses documentos podem ser emitidos pelo site meu.inss.gov.br

Se você tiver dúvidas de como fazer o cálculo para verificar a possibilidade de revisão para melhorar a aposentadoria, nós podemos te ajudar, basta clicar AQUI.


COMO PEDIR A REVISÃO?

Feito o cálculo e constatado que você terá uma aposentadoria mais gorda com a revisão, então é o caso de entrar com uma ação judicial. Essa é a única maneira de pedir a revisão e melhorar a aposentadoria, pois o INSS não aceita esse tipo de pedido.

Você pode cobrar as diferenças, entre a aposentadoria atual e a aposentadoria revisada, dos últimos 05 anos. Dependendo do seu caso, o valor pode superar cinco dígitos.

Portanto, é o caso de avaliar e ter uma noção do seu caso, para poder decidir se vai ou não entrar com essa ação.

CONCLUSÃO:

A “REVISÃO DA VIDA TODA” é uma saída para você que se questiona em como melhorar sua aposentadoria, que perdeu seu valor durante o tempo.

Você precisa fazer o cálculo antes de qualquer coisa e ver se realmente terá vantagem ao incluir os salários anteriores a julho/1994. Constatado o direito, é o caso de entrar com a ação.

Obrigado por ler esse texto. Sempre queremos trazer conteúdos exclusivos e interessantes, que possam lhe ajudar de alguma forma.

Quer conversar com a gente sobre esse o que tratamos aqui ou qualquer outro assunto, então escreva um comentário ou clique AQUI e fale conosco.

Autor: Pedro Nicolazzi OAB/SC 38.817
Advogado especialista em direito previdenciário

5 comentários em “Como melhorar sua aposentadoria”

  1. Hi, I do think this is an excellent website. I stumbledupon it
    😉 I may revisit once again since I book marked it.
    Money and freedom is the best way to change, may you be
    rich and continue to help others. asmr 0mniartist

  2. Fascinating blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?

    A theme like yours with a few simple adjustements
    would really make my blog jump out. Please let me know where you got your design. Thank
    you 0mniartist asmr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *